Machado de Assis. Genial.

Está fazendo sol agora. As crianças estão brincando de slime no quintal. Fez sol, fizeram sujeira, e acabaram por tomar banho de mangueira. Criança gosta mesmo é de brincadeira.

Conversei muito com minha avó hoje. Que tem 92 anos e está lúcida. Mora sozinha. E que é um grande exemplo para gente. A mulher também tem mais facilidade para ser independente. Isso é comprovado. Aprendi a ter facilidade em escrever estudando. Sempre gostei de redação. E sempre me destaquei também. Gostaria que meus filhos lessem mais. Acho que é o mal dessa geração. Gosto dos livros antigos. Me identifico mais com aquela linguagem. Acho mais bonita. Principalmente os do século XIX, Machado de Assis. Suas obras são atuais até hoje.

Já estamos no século XXI, e estas frases causam mais impactos que as frases atuais. E também são atuais até hoje. Ou até mais.

Essa frase se aplica perfeitamente aos dias de hoje. Se os malogrados já eram inúmeros naquela época. Imagine hoje. E é exatamente como ele disse: “com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças da outra”. Todos nós sabemos, que em uma visão geral, o mundo piorou muito. A superpopulação, a miséria e a pobreza estão sufocando a próxima geração. Principalmente pela falta de conhecimento. Sabemos que os estudos baixaram muito suas qualidades em décadas. Apesar de muitas propagandas dizendo o contrário. Isso é vísivel. Sempre me referi aqui ao passado, à infância com ternura e inocência. Sinto falta daquela época. Conseguíamos viver sem celulares e sem internet. Nossas relações interpessoais eram mais valorizadas. Com a globalização essa interação se fez necessária. Mas perdemos muito nossa individualidade. A internet também facilitou muito o bullying, uma forma de depredação ao ser humano feita por grupos, já na infância, contra um ser humano somente ou principalmente. Um comportamento deplorável. E uma tremenda covardia. Inaceitável. Como em parte da frase “se amassam as esperanças da outra”. Com a grande massa e a falta de educação, este comportamento tende a aumentar. E assim se sufoca uma geração. Devemos estar atentos ao que nossas crianças andam aprendendo e com quem elas andam. Passei por uma situação semelhante em relação aos meus filhos no colégio. E foi horrível. Fiquei indignada. E é óbvio que esse termo surgiu com a internet. Inaceitável. Pode causar traumas na infância, porque os grupos vão aumentando e a comunicação entre eles também, e é contra uma só pessoa principalmente e feita rapidamente. Às vezes, vemos agressões físicas a determinadas pessoas na televisão ou nas ruas, feitas por grupos. Meus filhos passaram a brincar muito menos na rua do condomínio. Onde eu acho que as brincadeiras não são mais tão saudáveis como antigamente. Como eu disse educar e criar dois filhos sozinha não é uma tarefa nada fácil. Não estamos mais falando em brigas de guangues, de um grupo contra outro. Mas sim de um grupo contra uma pessoa. O que piorou bastante o comportamento, as diferenças sociais, e principalmente a educação das crianças. A inocência é perdida muito mais cedo.

A linguagem era diferente. Respeitáva-se mais a linguagem. Tínhamos mais respeito com a linguagem. Hoje em dia criá-se uma palavra qualquer para menosprezar uma agressão. A violência contra as mulheres se tornou tão comum. Que seus “assassinatos” são tratados por um mero feminicídeo. Num mundo onde as mulheres assumem cada vez mais as tarefas feitas pelo homem, nessa hora houve uma separação. Como eu disse perdemos nossa individualidade, que simplesmente apareceu agora num termo bem menos PEJORATIVO. Ah, se Machado de Assis estivesse vivendo neste século, não seria mais ele.

São frases de impacto do Realismo, que nos surpreendem até hoje. Acho que nunca existiu um escritor tão bom quanto ele. É o meu preferido. Abordar temas realistas em redes sociais, preferi juntar várias frases do autor num Post só.

Passaram-se dois séculos. E essas frases ainda se encaixam. Até mais hoje do que naquele século. Ele era genial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s